=

03/09/2008
Vereadores se revoltam contra Rede Integração


Os vereadores uberabenses querem o programa eleitoral fora do ar na Rede Integração, emissora afiliada da TV Globo. O plenário discutiu o assunto durante a breve sessão de ontem, encaminhando inclusive solicitação oficial à central do Rio de Janeiro. O canal está exibindo o programa dos candidatos de Ituiutaba.

De acordo com a petista Marilda Ribeiro Resende (PT), a Globo tem grande audiência e a situação atual interfere no processo eleitoral. A vereadora espera que a emissora restabeleça a transmissão do programa dos uberabenses a tempo para esta eleição e lembra que a instalação de uma geradora na cidade evitaria que o problema se repetisse no futuro. “As lideranças políticas precisam se unir em favor do interesse coletivo ou todos os candidatos ficarão enfraquecidos”, disse.

Já os democratas Itamar Ribeiro de Rezende e José Ronaldo Maciel, ambos candidatos à reeleição, esperam que a Justiça suspenda a transmissão, para evitar prejuízos à campanha. Bolão, por exemplo, argumenta que o eleitor está confuso e isso poderá impactar nas urnas. “Eles assistem a um programa com os candidatos de outra cidade e podem anular o voto sem querer, colocando o número de alguém de Ituiutaba”, salienta.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já se decidiu por interromper a transmissão para as repetidoras e retransmissoras em localidades que estão recebendo o sinal da propaganda de outros municípios durante o horário eleitoral. A ordem ainda não está sendo cumprida pela filiada Globo, pois, segundo a assessoria jurídica da emissora, não houve a publicação do acórdão.

Além dos vereadores democratas, os coordenadores da coligação “Uberaba Cada Dia Melhor” também estão solicitando na Justiça o corte do sinal.